Governo do Estado de São Paulo

Secretaria de Planejamento e Gestão

Portal da Transparência muda e fica mais funcional para smartphones

Alterações apresentam novos conteúdos e facilitam a consulta e o acesso das informações de órgãos públicos do Estado


O Portal da Transparência do Estado de São Paulo www.transparencia.sp.gov.br, considerado um dos melhores do Brasil pelo Índice de Transparência da entidade Contas Abertas e pelo Ranking de Transparência do Ministério Público Federal, mudou e apresenta novas funcionalidades e conteúdos.

As mudanças tornam o uso do portal mais adequado para ser acessado por celulares e tablets, traz nova linguagem, cruzamento de dados e incluem a introdução de todos os aplicativos do Governo do Estado.

São mais de 40 aplicativos, como o do Poupatempo, Acessa SP, Detran, Metrô, CPTM entre outros. Destaque para o aplicativo Governo Aberto, com 446 conjuntos de dados para livre utilização pelo cidadão, além de mapas georreferenciados que permitem o cruzamento das informações.

O novo Portal da Transparência conta ainda com uma divisão em áreas temáticas – Secretarias Estaduais, Educação, Segurança Pública, Ações de Governo, Serviços Públicos e Indicadores paulistas – que facilita o mecanismo de busca. Os diversos canais de comunicação com o cidadão também estão centralizados na primeira página do novo portal.

O usuário pode ajudar a aperfeiçoar o site respondendo à uma pesquisa de satisfação antes de deixar o portal, informando o que achou da navegação, se encontrou o que estava procurando e deixando sua opinião e sugestões.

O Portal da Transparência
Criado em 2011, o Portal da Transparência do Governo do Estado ficou em primeiro lugar no Índice de Transparência da entidade Contas Abertas nos anos de 2010 e 2012, e em terceiro lugar em 2014.

Também conquistou o primeiro lugar nas três edições da Escala Brasil Transparente, realizada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União.

Em 2016, o número de visitas ao Portal da Transparência cresceu 12% em relação ao ano anterior – foram 1.303.640 visitas, contra 1.161.003 registradas em 2015. Já no primeiro semestre de 2017, o número de visitas já chegou a 730.681.

 

 Investimentos do Estado e ações nos municípios fazem os índices da doença diminuírem este ano ...

 Equipes trabalham 24 horas, sete dias por semana, para monitorar as condições climáticas e emi...

 Trecho de 7,9 quilômetros em elevado da linha que ligará SP ao aeroporto de Guarulhos foi estr...

Doações podem ser encaminhadas para qualquer posto de atendimento até...

Tema de palestra apresentada pela Procuradora do Estado, Dra. Luciana Monteiro Claudiano, ...