Notícias

RMSP recebe imagens que facilitam o planejamento urbano

08/07/2008 03:17
Os municípios do Grande ABC e do leste da região metropolitana foram os primeiros a receber as novas ortofotos encomendadas pela Emplasa [Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A]: Biritiba-Mirim, Poá, Salesópolis, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba receberam o material no dia 25 de junho. Já Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul receberam no dia 7 de julho.

As ortofotos são imagens aéreas sem distorções [retificadas], em escala 1:5.000, o que garante uma visualização mais detalhada e precisa do local. Com este material atualizado e de boa definição os municípios terão mais facilidade em tarefas como cadastro de imóveis, projetos agrícolas de irrigação e drenagem, de estradas vicinais, de aproveitamento hidrelétrico, de eletrificação e de controle de uso e ocupação do solo, por exemplo. No campo do planejamento urbano as imagens fornecem informações importantes para a avaliação de ocupação dos bairros, identificação de áreas de preservação, de vazios urbanos e de características do sistema viário.

Todos os 39 municípios da região metropolitana de São Paulo receberão o material, sem nenhum custo. O único compromisso que eles assumem com a Emplasa é utilizar as ortofotos em suas atividades de planejamento urbano e compartilhar as informações com a empresa estadual. Os municípios da região não recebiam ortofotos desde a década de 1980. A próxima entrega será feita no dia 10 de julho às prefeituras de Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã.